Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de novembro de 2012

Axis Viana Business & SPA Hotel ****


O Grupo Axis Hotéis & Golfe estende-se da monumental e doirada cidade de Viana do Castelo, capital do Alto Minho, a Ponte de Lima, a mais antiga vila portuguesa, passando por Ofir, em Esposende, no Parque Natural Litoral Norte. O Axis Viana representa, assim, o coração de um triângulo minhoto que inspira amor à primeira vista. Entre cidade, campo, monte, rio, mar, centros históricos ou monumentos dispersos, o mais difícil será a escolha.
Considerado já um marco na arquitectura contemporânea portuguesa, é a mais recente unidade hoteleira do grupo. De quatro estrelas, abriu ao público em Agosto de 2008. 
A sua aparência inusitada, em forma de "LEGO", é surpreendente: quatro blocos rectangulares, em vidro, alumínio e pedra, sobrepostos, dando a sensação de desequilíbrio. Afinal um desequilíbrio arrojado, mas equilibrado. De todo. O projecto saiu das mãos do arquitecto Jorge Albuquerque.


As suas janelas largas foram pensadas à medida da paisagem idílica e deslumbrante que se alarga e perde no horizonte. De um lado a vista rasgada do Monte de Santa Luzia, o verde de Viana, com a sua imponente Basílica, do outro o rio Lima, aquele que nasceu Lethes, de encontro ao mar, até onde a vista alcance. O azul de Viana. Para sonhar...
A decoração de interiores esteve ao cuidado do atelier espanhol Gastón y Daniela. Apostando num ambiente de elementos minimalistas e vanguardistas, cada pormenor foi esmiuçado ao limite. Até as peças de mobiliário adquiriram personalidade própria com um desenho que as individualiza, a fim de tornar o ambiente mais próximo e acolhedor. Nas áreas comuns, destacam-se três obras do artista plástico Mário Rocha e um grande lustre produzido na Bélgica. De Viana, algumas fotos espalhadas pelos quartos contrapõem o passado e o presente das tradições minhotas. É a única nota regional.
O restaurante do hotel aposta nos sabores tradicionais e na rotação diária de entradas. Uma esplanada convidativa, junto à piscina exterior, compõe o cenário.
Outra das grandes apostas do grupo hoteleiro foi a abertura do seu primeiro Axis Wellness, equipado com dois estúdios, uma área de musculação e cardio-fitness, uma piscina interior em granito cinzento e betão, além de um SPA, onde não falta outra piscina, dinâmica, com vários jactos de água, banho turco, sauna e cinco salas para tratamentos. Entre os mimos, sobressaem as massagens de conchas ou de bambus.
Resta acrescentar a sua situação geográfica privilegiada: o Axis Viana Business & SPA Hotel fica a 1 km da Estação de Caminhos de Ferro (CP) de Viana do Castelo, muito próximo do centro histórico da cidade e a 40 minutos, de carro, do Aeroporto Internacional do Porto.
A originalidade do projecto e a imponência e beleza da arquitectura valeram ao Hotel Axis Viana ser classificado entre os onze melhores hotéis do mundo, pela revista norte americana Budget Travel.

Axis Viana - Business and Spa Hotel


          

    




Hotel Axis de Viana do Castelo considerado uma das maravilhas da arquitetura - Cultura - Notícias - RTP








Fontes: Visão - 28.Abril.2009, DSECTION Luxury Menswear Magazine.









Sem comentários:

Enviar um comentário