Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Moda Lisboa 2012


A  edição da ModaLisboa/Verão 2013 - Lisboa Fashion Week - realizou-se entre 11 e 14 de Outubro deste ano, de 2012, no Pátio da Galé, em Lisboa, onde foram apresentadas as colecções dos designers portugueses para o próximo Verão. A passerelle da ModaLisboa esteve activa, no Terreiro do Paço/Pr. do Comércio, durante quatro dias. Acessível a toda a gente. Foi a 39.ª edição do maior evento da indústria de moda em Portugal.
Saiu do Pátio da Galé, sua sede inaugurada em Fevereiro do ano passado, 2011, e estendeu-se ao MUDE-Museu do Design e da Moda e aos Paços do Concelho, terminando na noite de 14 de Outubro, em clima de festa. Duas dúzias de estilistas nacionais e estrangeiros apresentaram as suas colecções.
A Praça do Comércio, na baixa de Lisboa, junto ao rio Tejo, na zona  onde já se situou o palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos, é uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m2 (180mx200m) e, como referência iluminista, é a maior entre as suas congéneres europeias do século XVIII. O projecto foi aprovado pelo Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755 e desenhado por Eugénio dos Santos e Carlos Mardel.
O Pátio da Galé ocupa a área onde se situavam o Paço Real e a Casa da Índia. Respeitando a componente patrimonial e histórica do edificado, foi completamente renovado como espaço de uso público. A intervenção, que inclui diversas infra-estruturas, entre as quais a sede da ModaLisboa, reflecte, em simultâneo, a imagem inovadora e vanguardista associada à capital.
No ano em que a ModaLisboa Fashion comemora o seu 20.º aniversário, “Pulse, again and again” foi o tema desta edição - retrato da constante mudança da indústria da moda. 


     

O primeiro dia da edição foi marcado pelos desfiles dos estilistas Ricardo Preto, White Tent e, por último, Filipe Faísca. Os três primeiros desfiles da edição apresentaram fortes tendências de cor e padrões, inspiração nos Jogos Olímpicos e até o poder feminino do século XXI.

      


Entre os desfiles mais concorridos, destacaram-se os das propostas das marcas Adidas e MMC Design Studio ou as dos estilistas portugueses Nuno Baltazar, Luís Buchinho, Dino Alves e Miguel Vieira, entre outros. Foi precisamente com os desfiles destes dois últimos estilistas que o grande evento encerrou a presente edição, que atraiu milhares de visitantes ao longo dos quatro dias.

Ao 4.º dia os protestos contra a austeridade chegaram à ModaLisboa:
O desfile do designer Nuno Gama terminou com manequins a desfilarem de boca tapada por um autocolante, envergando t-shirts que gritavam. "EU QUERO É SER FELIZ". Eles silenciados... com cara triste.









 


Final do desfile de Nuno Gama, 2012, Fotografia Rui Vasco
Não obstante, num esforço de colaboração e pro-actividade - um espírito que deve ser de todos - a colecção, sendo também uma homenagem a Lisboa e virada para o Turismo, era composta ainda de t-shirts em que estavam estampadas frases como: "Lisboa não sejas francesa" ou "Keep calm and come to Lisboa" e imagens de Amália Rodrigues e de corvos, o símbolo da cidade.
A moda é poder de compra, estatuto, matéria-prima e produção. O sector das exportações do têxtil e vestuário português, apesar de tudo, em 2011, cresceu 10%, para mais de quatro mil milhões de euros, sendo o calçado nacional o segundo mais caro e o 11.º mais exportado do mundo. Uma ajuda na dinamização da economia.
A Moda Lisboa traduz o ritmo frenético de uma indústria em constante mudança, no entanto também reflecte o contexto financeiro em que é produzida. E, apesar de ser o espelho da crise, também pode ser um meio de auxílio para sair dela. Exemplo famoso é o excesso de tecido e saias rodadas usados por Christian Dior, que se tornaram memoráveis em 1947, ano do Plano Marshall(*), e que foi, afinal, um expediente para ajudar a indústria têxtil a sair da crise em época do pós-guerra.







(*) - Programa de Recuperação Europeia. Ajuda dos EUA para a reconstrução dos países aliados da Europa, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. 









Sem comentários:

Enviar um comentário