A Moda Outono/Inverno Jovem (e não só), 2012, é clássica, sexy e elegante com uma variedade de cores, texturas e estilos fantásticos, convergindo em modelos e atitude, na medida exacta do público. Abundam as novidades e inspirações! Designadamente a alfaiataria que já não é exclusivo do guarda roupa masculino, transferindo-se, também, com muito estilo, para o feminino. Elegante e sofisticado. Só um pouquinho mais austero... mas, para aliviar o tom, pode ser combinado com uma peça mais feminina.
Nesta estação há a vantagem de se poder fazer várias combinações, já que, necessariamente, se usa mais peças em simultâneo. Brincar com o visual é o mote. Tal e qual! Com o frio vale tudo: o uso de shorts, vestidos e saias (lápis, plissadas ou godet) como no Verão, juntando apenas a indispensável meia-calça, para aquecer. Até, as mais cheinhas podem usar - nada de se esconderem envoltas em "mantas e xailes"!
Variam os tecidos, mais quentes e, neste inverno, vêm com novidades como as rendas. O veludo e o tweed são os tecidos da moda desta temporada. Estarão em todas as peças: saias, vestidos, casacos, calças, etc. Devem, no entanto, ser usados com precaução atendendo a que dão um "ar de enchimento".
Os tecidos com o padrão de xadrez e tartans, típicos do inverno, não foram excluídos. O couro aparece também, com aspecto rústico, escovado, animal print e piton.
Nos pés, sapatos mais fechados, oxfords, botas over knee(cuissardes), coturnos, sapatilhas, ankle boots, scarpins, peep toe. E quanto à altura uma grande variedade de saltos: compactos e meia pata, de acordo com o resto da indumentária.
Contrapondo-se à grande variação cromática, surge o minimalismo chique inspirado nos anos 80.
Basicamente a moda é um vaivém. O foco na cintura, ditado por Christian Dior e o New Look no fim dos anos 1940, está novamente na onda na forma de peplum - folho estrategicamente posicionado um pouco acima das ancas. Dá charme aos vestidos, saias (lápis) e blusas.
Basicamente a moda é um vaivém. O foco na cintura, ditado por Christian Dior e o New Look no fim dos anos 1940, está novamente na onda na forma de peplum - folho estrategicamente posicionado um pouco acima das ancas. Dá charme aos vestidos, saias (lápis) e blusas.
No entanto, há que ter
um cuidado
especial no seu uso. A aderência à moda do peplum requer uma atenção especial. É difícil assentar bem em ancas largas, assim como qualquer peça godet.
Por norma os folhos dão volume à silhueta, sendo preciso equilibrar as proporções. Daí que um look monocromático combinará sempre melhor com o peplum, em detrimento, nomeadamente, das mangas volumosas, bufantes.
Nada como realçar um peplum com a combinação de um cinto. Companhia perfeita.
As calças skinny são uma aposta ganha - assentam na maioria dos corpos, mas o casaco é a peça fundamental que equilibra o conjunto. E até disfarça, em caso de necessidade...
O chapéu vai ser um must da temporada. Elegante, o requinte do Inverno! Para além do aconchego de uma cabeça quente...
Há um retorno à cintura marcada, em prol do sex-appeal! Quer nos casacos, saias lápis ou vestidos a cintura é o ponto de atracção principal.
Os casacos com cinto e estilo de camada serão uma opção muito in. Este modelo pode ser muito jovem, escolhendo as cores da estação, cujo mix traz tons sóbrios como o preto, marrons terrosos, nude, azul, bege e ocre em harmonia com tons de verde, laranja, azul ou cor de vinho.
Podem, ainda, os casacos ser de modelos curtos, midis ou maxis, com cortes rectos, rodados e plissados, a que os botões de metal dão um aspecto vintage. O modelo maxi aparece com menos frequência e, por norma, deve ser evitado em estaturas demasiado baixas.
O trench coat, elegante e indispensável, para protecção quer da chuva quer do frio, manter-se-á sempre na moda. Um investimento assegurado!
A parka, prática, complementa e adapta-se na perfeição a looks de
Inverno. Casuais ou chiques. Polivalente, pode ser usada com calças,
vestidos e saias.
Tudo o resto depende da inspiração do momento...