Um marco na história da arquitectura e urbanismo - Le Corbusier. A recordar... quando passa o 125.º aniversário do seu nascimento!
Charles-Edouard Jeanneret-Gris nasceu a 6 de Outubro de 1887, em La Chaux-de-Fonds. Esta cidade suíça, no cantão de Neuchâtel está localizada nas montanhas do Jura, a uma altitude de 1000 m, a poucos quilómetros ao sul da fronteira francesa. Depois de Genebra e Lausanne, é a terceira maior cidade de Romandie, a parte francófona do país. La Chaux-de-Fonds é um renomado centro de Art nouveau.
Charles-Edouard Jeanneret-Gris nasceu a 6 de Outubro de 1887, em La Chaux-de-Fonds. Esta cidade suíça, no cantão de Neuchâtel está localizada nas montanhas do Jura, a uma altitude de 1000 m, a poucos quilómetros ao sul da fronteira francesa. Depois de Genebra e Lausanne, é a terceira maior cidade de Romandie, a parte francófona do país. La Chaux-de-Fonds é um renomado centro de Art nouveau.
Nasceu numa família calvinista, onde recebeu
uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal.
Kenneth Frampton, crítico inglês de arquitectura, defende que esta atitude mental tê-lo-ia influenciado no sentido da
"dialéctica" presente na sua obra (o diálogo entre o sólido e o vazio, a
luz e a sombra).
Projectou a sua primeira casa com dezoito anos, em 1905, na sua cidade natal, La Chaux-de-Fonds, conhecida pela produção de relógios. Foi, aliás, essa a sua primeira actividade profissional.
Aos
29 anos mudou-se para Paris, onde adoptou o seu pseudónimo, que foi
buscar ao nome do seu avô materno, originário da região de Albi. A sua
figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros.
Morreu por afogamento, aos 77 anos, a 27 de Agosto de 1965, em Roquebrune-Cap-Martin - comuna no departamento dos Alpes marítimos, situada na sudeste de França, entre o Mónaco e Menton.
Morreu por afogamento, aos 77 anos, a 27 de Agosto de 1965, em Roquebrune-Cap-Martin - comuna no departamento dos Alpes marítimos, situada na sudeste de França, entre o Mónaco e Menton.
John Dennison, Le Corbusier's View (2009) pen and ink on paper
[Diane Farris Gallery, Vancouver BC, Apr 2-18]
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É considerado
juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e
Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX.
Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.
Lançou, no seu livro Vers une architecture, as bases do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou, envolvendo uma nova maneira de ver a forma arquitectónica, baseado nas necessidades humanas, revolucionou (juntamente com a actuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitectónica do mundo inteiro.
A sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o que mais tarde seria chamado de international style, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer. Foi um dos criadores dos CIAM (Congrès Internationaux d'Architecture Moderne).
A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planeamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das suas teorias arquitectónicas foram adoptadas pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos.
Lançou, no seu livro Vers une architecture, as bases do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou, envolvendo uma nova maneira de ver a forma arquitectónica, baseado nas necessidades humanas, revolucionou (juntamente com a actuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitectónica do mundo inteiro.
A sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o que mais tarde seria chamado de international style, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer. Foi um dos criadores dos CIAM (Congrès Internationaux d'Architecture Moderne).
A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planeamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das suas teorias arquitectónicas foram adoptadas pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos.
Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos",
criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As estruturas
por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nas
cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis
para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas
teorias.
Depois da sua morte, os seus detractores têm aumentado o tom das críticas, apelidando-o de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente, um nome de referência na história da arquitectura contemporânea.
Entre as contribuições de Le Corbusier na formulação de uma nova linguagem arquitectónica para o século XX, encontram-se cinco pontos, formalizados no projecto da "Villa Savoye":
1 - Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam de exercer a função estrutural.
2 - Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projectada sem impedimentos.
3 - Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
4 - Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.
5 - Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
O sucesso dos "cinco pontos da nova arquitectura" foi tal que, com o tempo, estes deixaram de ser associados apenas a Le Corbusier e tornaram-se cânones da arquitectura moderna. Assim, tais preceitos foram adoptados por arquitectos de países diversos, parcial ou integralmente.
Depois da sua morte, os seus detractores têm aumentado o tom das críticas, apelidando-o de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente, um nome de referência na história da arquitectura contemporânea.
Entre as contribuições de Le Corbusier na formulação de uma nova linguagem arquitectónica para o século XX, encontram-se cinco pontos, formalizados no projecto da "Villa Savoye":
1 - Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam de exercer a função estrutural.
2 - Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projectada sem impedimentos.
3 - Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
4 - Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim.
5 - Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
O sucesso dos "cinco pontos da nova arquitectura" foi tal que, com o tempo, estes deixaram de ser associados apenas a Le Corbusier e tornaram-se cânones da arquitectura moderna. Assim, tais preceitos foram adoptados por arquitectos de países diversos, parcial ou integralmente.
A importância de Le Corbusier parece advir, em grande parte, do seu enorme poder de síntese.
Nas viagens que fez a várias partes do mundo, designadamente Itália, Alemanha, América do Sul e a famosa "voyage d'Orient": Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste, Veliko Tarnovo, Gabrovo, kasanlik, Istambul, Montes Athos, Atenas e sul de Itália, a qual influenciou claramente os seus célebres "cinco pontos da nova arquitectura", Le Corbusier contactou com estilos diversos, de diferentes épocas.
De
todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e
intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitectura clássica
grega, como a da Acrópole de Atenas. Nomeadamente, da visita a Itália, a
influência mais marcante terá sido, sem dúvida, a que realizou na
Cartuxa de Ema, em Galuzzo. Aqui, fica impressionado pela forma como a
organização do espaço expressa as suas preocupações sócio-políticas
(socialismo utópico): o local onde o silêncio e a solidão se conjugam
com o contacto diário entre os indivíduos.
Obras de Le Corbusier
De entre os seus projectos mais famosos destacam-se:
Convento Sainte-Marie de La Tourette - convento dominicano localizado em Éveux, Rhône-Alpes, França. É
considerado a sua última grande obra em território francês. Inaugurado
em 19 de Outubro de 1960, tornou-se Monumento Histórico em Dezembro de
1979.
Edifício Le Corbusier, a Claridade ou a Casa de vidro - construído no quarteirão Villereuse em Genebra, na Suíça.
Depois da restauração em 2010 |
Igreja Saint-Pierre de Firminy, em Firminy, França, foi um dos seus últimos projectos.
Saint-Pierre de Firminy, concebida para ser a igreja na vila modelo de Firminy-Vert, foi encomendada a Le Corbusier em 1960. No entanto a pedra fundamental só foi lançada em 1970, cinco anos após a morte de Le Corbusier, e a construção só teve início efectivo em 1973, sendo interrompida no ano seguinte por falta de verba para o andamento da construção. Em 1976 a obra é retomada, o edifício é construído até o quinto pavimento e a construção é interrompida definitivamente em 1978. A base da igreja foi concluída, faltando a cobertura. Permanece inacabada durante trinta anos.
Esta base, apelidada "le blockhaus" pelos habitantes, cai no esquecimento. O edifício foi murado para evitar intrusões e vandalismos. Para evitar a demolição, Eugène Claudius-Petit solicita a François Mitterrand, então Presidente da República francesa, que a declare monumento histórico. Em 1996, a igreja, no estado em que se encontrava, passou a fazer parte do património histórico francês.
A construção é retomada em 2004, sob o controlo da Fondation Le Corbusier
e sob direcção de um dos seus antigos colaboradores, José Oubrerie, que
assistiu ao arquitecto na concepção do projecto e acompanhou a primeira
fase de construção da igreja. Esta é, finalmente, inaugurada em 26 de
Novembro de 2006. A conclusão da obra custou 7,6 milhões de euros.Saint-Pierre de Firminy, concebida para ser a igreja na vila modelo de Firminy-Vert, foi encomendada a Le Corbusier em 1960. No entanto a pedra fundamental só foi lançada em 1970, cinco anos após a morte de Le Corbusier, e a construção só teve início efectivo em 1973, sendo interrompida no ano seguinte por falta de verba para o andamento da construção. Em 1976 a obra é retomada, o edifício é construído até o quinto pavimento e a construção é interrompida definitivamente em 1978. A base da igreja foi concluída, faltando a cobertura. Permanece inacabada durante trinta anos.
Esta base, apelidada "le blockhaus" pelos habitantes, cai no esquecimento. O edifício foi murado para evitar intrusões e vandalismos. Para evitar a demolição, Eugène Claudius-Petit solicita a François Mitterrand, então Presidente da República francesa, que a declare monumento histórico. Em 1996, a igreja, no estado em que se encontrava, passou a fazer parte do património histórico francês.
Maison du Brésil - residência voltada a
pesquisadores e estudantes brasileiros. Está situada na Cité
Universitaire — na qual se encontram outros edifícios voltados à
recepção de estudantes de várias nacionalidades —, em Paris, na França e
funciona também como um pólo de difusão da cultura brasileira em Paris.
O conjunto arquitectónico foi concebido pelos arquitectos Lúcio Casta e
Le Corbusier, tendo sido construído em 1959 e reformado em 2000. O
edifício faz parte da lista de monumentos históricos do Ministério da
Cultura francês.
Villa Savoye - uma das residências mais famosas do mundo. Le Corbusier aplicou aqui os seus "cinco pontos para uma nova arquitectura".
Unidades de Habitação - a primeira construída (em Marselha) abriu caminho para a realização de mais três na França e uma na Alemanha Oriental. Estabeleceu a prática da construção "modularizada" e possibilitou ao arquitecto estudar as proporções humanas aplicadas ao projecto de edificações, sintetizadas em seu modulor (1).
Conjunto de edifícios-sede da organização das Nações Unidas (ONU)- Nova Iorque, Estados Unidos, 1953. Embora não tenha chefiado a equipa que projectou o complexo, Corbusier exerceu um papel bastante activo no seu projecto, o qual é considerado um dos representantes máximos do International Style.
Palácio da Assembleia em Chandigarh, Índia, 1953. Assim como os outros edifícios da cidade, representa uma mudança na trajectória do arquitecto. Le Corbusier passa a adoptar um partido mais "brutalista" nos seus projectos.
Chapelle Notre-Dame-du-Haut - capela em Ronchamp, França, 1955. Uma das capelas mais famosas do mundo, também representa uma viragem na obra do arquitecto.
Incongruente... algo subvertido...
Fonte: Wiki.
(1) - O modulor foi um sistema de proporções elaborado e largamente utilizado por Le Corbusier. O sistema surgiu do desejo do seu autor de não converter ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas.
Ao invés disso, Le Corbusier passou a usar como referência medidas
modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário
(inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,83 m de altura).
O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na sequência de Fibonacci. A aplicação dessas proporções pode ser vista em diversos edifícios de Le Corbusier (notadamente na Unidade de Habitação de Marseille). Existem dois modulores, o modulor de 1,75 conhecido como versão azul e o modulor com 1,83, versão vermelha. Foram criados a partir de pesquisas de alturas médias e indivíduos de diferentes lugares da Terra.
A criação do modulor foi de extrema importância nos períodos pós guerra, pois havia uma grande necessidade de abrigar um considerável número de pessoas no menor espaço possível, e a existência dele tornou viável a construção de grandes blocos habitacionais na Europa. Tais blocos possuíam o mínimo de espaço em cada parte da habitação, variando as medidas de acordo com o recinto.
O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na sequência de Fibonacci. A aplicação dessas proporções pode ser vista em diversos edifícios de Le Corbusier (notadamente na Unidade de Habitação de Marseille). Existem dois modulores, o modulor de 1,75 conhecido como versão azul e o modulor com 1,83, versão vermelha. Foram criados a partir de pesquisas de alturas médias e indivíduos de diferentes lugares da Terra.
A criação do modulor foi de extrema importância nos períodos pós guerra, pois havia uma grande necessidade de abrigar um considerável número de pessoas no menor espaço possível, e a existência dele tornou viável a construção de grandes blocos habitacionais na Europa. Tais blocos possuíam o mínimo de espaço em cada parte da habitação, variando as medidas de acordo com o recinto.
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