Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tendências na moda Outono/Inverno 2012/2013


A exuberância do barroco

Formas largas, golas muito detalhadas, mangas volumosas, rendas, muitos bordados, o barroco é conhecido pela sua extravagância e atenção aos pormenores.
Uma das grandes tendências para esta estação é a onda militar, seja em estampado camuflado, em tons verde tropa ou em peças com detalhes de inspiração militar. As peças aparecem com bons cortes e sempre combinadas com peças mais femininas ou elas próprias têm alguns realces femininos, como pedrarias ou cortes cintados.
Esta tendência que, possivelmente não agrada a todos, pode ser combinada com outras peças mais femininas como camisolas/calções de renda, skinny jeans, colares, entre outros. Quem não for corajoso o suficiente para usar estes estampados pode sempre optar pelo calçado ou pelos acessórios de inspiração militar.
Entre as tendências do Outono/Inverno 2012, o que emerge com mais frequência parece ser a pele. As várias marcas propuseram peças de vestuário e acessórios tanto em pele verdadeira quanto em pele ecológica. Aposta-se muito, também, nos acessórios designadamente os chapéus.
Volta a tendência das "mulheres normais" neste Outono/Inverno - a renda será outra grande protagonista, principalmente sobre as roupas elegantes e de vestuário casual. Assim, em voga há algumas estações, a dita renda promete permanecer como tendência forte nos próximos meses, embora já tenha sido destaque nos desfiles internacionais da temporada de inverno 2012. Em looks casuais, ela aparece em cores vibrantes e sobreposições. Já para produções mais luxuosas, a renda vem em blusas e vestidos transparentes.

Os casacos ou trench coat, serão do joelho para baixo, um pouco mais curtos apenas para a moda jovem. Em geral, há uma inspiração na moda dos anos 70: as calças elegantes tornam-se largas, aparecem os chapéus e avultam os laços.
Os sapatos e botas do Outono/Inverno 2012 ainda tem meia pata e plataforma, enquanto as ankle boots e as botas voltam em força, os overknees (botas acima do joelho) resistem e, embora em declínio, são apresentados por grande diversidade de marcas, das mais luxuosas até às mais acessíveis. Como sempre os "salto alto" são garantia de não cometer erros, mas não uma tendência.
Dos desfiles para a esta temporada saíram dez cores que serão um must, usadas para um "total look", misturadas ou até mesmo só para um determinado acessório diferenciado... Como há alguns anos o roxo ainda permanece sob os holofotes com todas as suas nuances. O rosa foi uma das tendências de cores mais inesperadas desta temporada. A cor apareceu em looks monocromáticos ou em efeitos de color blocking, combinada com tons de laranja ou tangerina.
Além do preto, que deve estar presente em cada Inverno, resiste o laranja quente, energizante e vitaminado que nos acompanhou durante todo o Verão. Não faltará o beige, o azul petróleo e o verde escuro, além de cores a tender para o laranja e o azul eléctrico. Será usada pouca estampa. A moda pede uma cor única ou no máximo desenhos geométricos em color block.
As saias longas e esvoaçantes, bem ao gosto do estilo boho, vieram com tudo na temporada de desfiles internacionais do Inverno/2012.

Cores


Por serem estações mais frias, as cores projectadas para o Outono-Inverno tendem a ser mais neutras e sóbrias. Aposte no preto, cor rainha da estação fria, que pode combinar com o branco, reforçando o contraste destas duas cores com os metalizados que, por sua vez, podem marcar presença numa peça chave ou em pequenos apontamentos do look. Os tons de cinza, azul, verde, vermelho, bordeaux, roxo e amarelo também terão o seu próprio destaque. Em termos de padrões, os estampados geométricos, florais, bolas e de animais, são as tendências mais vistas.

Texturas


Nesta estação, o couro vai estar em grande destaque, assim como as peças em veludo e o pêlo que vai cobrir e aquecer coletes e casacos compridos. As malhas também terão o seu peso, principalmente aplicadas em camisolas compridas. As plumas e as tachas são tendências que irão adornar uma série de acessórios, tornando-os verdadeiramente originais. Os brocados, rendas, lantejoulas, pérolas, cristais e pedras preciosas, também dão um ar da sua graça.

Estilo


O estilo masculino estará em alta. Aposte num fato completo de calças e blazer com cortes direitos e sóbrios. Os estilos anos 70 e sport chic também estão em destaque e, para os gostos mais flirty e femininos, há o peplum. Se gostar do visual, não se esqueça que o estilo militar veio para ficar e haverá um toque oriental e até futurista em muitas peças!

Vestuário


Sendo a moda cíclica, antes de comprar todas as peças chave da moda para a próxima estação, uma boa solução é inventariar tudo aquilo que temos. Depois, na hora de comprar, investir em:
Saias lápis
Casacos de estilo militar compridos e bem estruturados
Malhas compridas
Casacos XL
Fato masculino, com calça e blazer de corte direito
Peças metalizadas ou com pequenos apontamentos metálicos, como tachas
Calças curtas, pelo tornozelo (lisas, estampadas, com textura)
Bomber jacket
Coletes
Camisas de ganga
Calças “pata-de-elefante”.

Calçado



        

Os sapatos com brilho vão ser um must have da estação, assim como sapatos de pele de cobra e sapatos com biqueira metalizada, tais como:
Ténis com salto ou ténis de cunha
Botas com tachas, franjas
Botins
Botas de cano alto
Sapatos slipper (uma mistura de sabrinas com pantufas)
Sapatos com brilho
Sapatos com animal print.

Acessórios


Os acessórios são as peças ideais para estar dentro de qualquer uma das grandes e mais arrojadas tendências, sem ter de gastar muito dinheiro em looks completos, nem comprometer-nos com modas que podem ser passageiras. O acessório certo pode mudar um look inteiro sem muito trabalho. Investir em: 

Colares XL, com brilhantes bem vistosos 
Colares gola
Golas em lã  
Luvas compridas
Caveiras
Plumas                            
Carteiras com estampados animal, tachas…
Mini clutches com aplicações (pedras, tachas).
                                                           

Carteiras com alças em correntes 

  


Cabelo

 
As tendências de moda também passam pelos cabelos:
Madeixas coloridas ou, para um look mais excêntrico, raízes coloridas
Hair chalking (pintar madeixas de cabelo com giz colorido)
Cabelos ultra brilhantes, conseguido através de séruns e gel
As franjas voltam a estar em destaque nesta estação
Os rabos-de-cavalo lisos, baixos, bem delineados
.



Penteados

Desde penteados extravagantes a apanhados elegantes e sofisticados a verdade é que temos muita variedade por onde escolher:

Tranças e "twists"
As tranças marcaram presença nas passerelles. O cabelo ondulado e apenas uma trança a coroar a cabeça, é um estilo muito fácil de conseguir. Pode-se optar por um twist, ou seja, torcer duas secções do cabelo. Duas tiras a percorrer o centro da cabeça é o suficiente.

Apanhados
Embora haja sempre uma versão de cabelo apanhado nas colecções de moda, desta vez há uma particularidade: todos os apanhados têm um estilo clássico.
Seja um rabo de cavalo simples com o repartido ao lado ou o conhecido penteado da Audrey Hepburn (Thakoon) este estilo quer-se chic e perfeito.

Tutus 

 

Exagerando os penteados característicos dos anos 60 consegue-se o efeito volumoso.






Enfeites
Nada melhor para quebrar a rotina que uma fita ou uma bandolete. Consegue-se transformar um penteado básico num look festivo. 



Franja
A franja acolhida para as próximas estações é muito radical. Situando-se exactamente a meio da testa, provavelmente apenas será usada pelas mais ousadas. O corte deve ser perfeitamente geométrico.





Cabelo ao vento 

Aspecto despenteado. Cabelos levados pelo vento foram forte presença nas passerelles.
 
Maquilhagem

Com dias mais escuros e frios, o rosto requer uma maior luminosidade, um maior destaque:
Maquilhagem bem delineada para destacar o olhar 
Lábios vermelhos (tons bastante escuros, mas vistosos)
Pele luminosa. Investir no creme mais adequado ao tipo de pele
Maçãs do rosto bem marcadas (o blush será essencial).

 
Unhas

As unhas acompanham as cores e as tendências expressas na roupa e nos acessórios.
Metalizados: pintar todas as unhas em tons metalizados ou, se quiser inovar, pintar apenas uma com este tom e as restantes unhas num tom nude);
Vernizes de efeito “craquelado” ou imitação de padrões animais;
Manicure francesa com verniz baço e ponta com brilho;
Unhas decoradas, da forma mais criativa e original possível!








Fontes: Portais da Moda, Life & Style.




2 comentários:

  1. adorei este blog muito útil, começarei a seguilo mas por favor plubiquem moda jovem masculina ADOREI :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Gustavo! Por motivos alheios à minha vontade, tenho andado um pouco arredia... mas, pela minha parte, vou tentar corresponder ao seu desejo (moda jovem masculina.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar