Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de agosto de 2012

Capricho... arte e paixão


 



"A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura um pouco mais..."

- Oscar Wilde





A arte varia com o tempo... É uma paixão e sabemos como elas são inconstantes! Está subjugada às tendências estéticas de uma determinada cultura e época, dependendo, sobretudo, dos meios materiais, intelectuais e artísticos disponíveis. 
Dentro da ordem estética, é uma actividade humana que tende a desenvolver uma função comunicativa por excelência, estimulando a percepção, as ideias e as emoções, na medida da sensibilidade estética e emocional do sujeito. Encarando "arte" no seu sentido amplo, teremos, pois, tudo aquilo que nos emociona, nos retém a atenção pelo seu porte elaborado, enfim, a criação de algo cuja contemplação e/ou envolvimento nos proporciona especial prazer. Desde as mais alegres romarias minhotas à pintura surrealista de Dalí, passando pela moda das roupas e acessórios com que, até sem nos apercebermos, a todo o instante manifestamos a nossa disposição e personalidade.
O que se pretende aqui é, ao sabor do "capricho de momento...", rasgar a fronteira do conhecimento e abrir o caminho que nos leva à sua origem. Uma forma de vida... e “a arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”. (Gandhi).



 


 E à Arte o Mundo Cria  

Seguro Assento na coluna firme
Dos versos em que fico,
Nem temo o influxo inúmero futuro
Dos tempos e do olvido;
Que a mente, quando, fixa, em si contempla
Os reflexos do mundo,
Deles se plasma torna, e à arte o mundo
Cria, que não a mente.
Assim na placa o externo instante grava
Seu ser, durando nela.

- Ricardo Reis, in "Odes"









Aviso:

Caros visitantes, após decisão de remodelação, o blog "Orquídea Negra" foi dividido em dois:"Orquídea Negra para além do arco íris..." e "Orquídea Negra e o capricho do momento...", pelo que, pedindo as minhas desculpas pelo incómodo, eventualmente, causado e esperando continuar a usufruir da V/ preferência que agradeço, podem aceder à outra parte (original) no seguinte endereço:

http://barbaracelta7.blogspot.pt
  1. Peço desculpa, ainda, a quem se dignou tecer alguns comentários, pois, com a transferência feita por uma "expert" como eu, foram-se. Mea culpa!
  2. E aos digníssimos membros, se a isso estiverem dispostos, será um prazer e uma honra recebê-los, aqui, também! Tentarei não os desiludir...:-)
BC/







Sem comentários:

Enviar um comentário