Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de agosto de 2012

"Today I want... the fragility to be a WOMAN"!!!



“Pinto a minha própria realidade”

"Nunca pintei sonhos", dizia Frida kahlo(*), destacada lutadora (e muitas foram as vicissitudes) no universo artístico mexicano, aos que qualificavam a sua pintura como surrealista. Acrescentando, ainda: "pinto a minha própria realidade"! O seu estilo era inspirado na arte popular do seu país, o México, e nas suas experiências dolorosas.
Sendo que mais de metade dos seus quadros são auto-retratos, ela diz: “eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o tema que conheço melhor."
Mais de metade dos quadros de Frida são auto-retratos. É neste sentido que ela diz: “eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o tema que conheço melhor.
"A coluna partida", de 1944,  torna visível a dor física e espiritual própria do ser humano, mas revela também uma vontade férrea e incontornável. A força que liberta  e que a torna capaz de escapar a essa dor.
Frida Kahlo personifica assim, neste dia, o sofrimento, a vontade e a alegria de viver de todas as mulheres.

Frida kahlo - A Coluna Partida, 1944

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Hoje,
não quero ser
a mulher forte, com atitude
de leoa, sedutora,
aquela que luta, defende,
conquista,
consola, abriga...
Hoje,
eu quero deixar que
a mulher sensível, delicada,
romântica, frágil...
seja vista e sentida!
Quero um carinho, um abraço,
um colo...
Quero braços que me
envolvam
protejam, abriguem.
Quero um corpo onde possa
me aconchegar;
um ombro para poder chorar,
uma mão que acaricie
meus cabelos,
olhos que vejam as lágrimas
caírem no meu rosto
quando falo dos meus
medos ...
uma boca que me diga palavras
de ânimo e esperança
e que me beijem com
amor e carinho!
Quero olhos que vejam minha
fragilidade,
que me admirem por ser delicada
e que não desejem que eu
tenha que ser sempre forte!
Quero ser admirada, notada,
e quero que me queiram
por também ter um lado frágil.
Quero que me admirem por ser
mulher na sua essência,
não só o lado leoa, mas
o lado beija-flor e também flor!            
O lado que necessita do outro
que também precisa receber!
Quero hoje... a fragilidade de ser
MULHER!!!

- lusopoemas





I Saw Her Standing There

- The Beatles 
Well, she was just 17,
You know what I mean,
And the way she looked was way beyond compare.
So how could I dance with another (ooh)
When I saw her standin' there.

Well she looked at me, and I, I could see
That before too long I'd fall in love with her.
She wouldn't dance with another (whooh)
When I saw her standin' there.

Well, my heart went "boom,"
When I crossed that room,
And I held her hand in mine...

Well, we danced through the night,
And we held each other tight,
And before too long I fell in love with her.
Now, I'll never dance with another (whooh)
When I saw her standing there

Well, my heart went "boom,"
When I crossed that room,
And I held her hand in mine...

Oh, we danced through the night,
And we held each other tight,
And before too long I fell in love with her.
Now I'll never dance with another (whooh)
Since I saw her standing there.








 




(*) -  Coyacán, 6 de Julho de 1907 - 13 de Julho de 1954.


Sem comentários:

Enviar um comentário