Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de agosto de 2012

Isto é Portugal!



 
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. É a nação mais a ocidente do continente europeu, advindo-lhe o nome da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino era Portus Cale.
Portugal é considerado, actualmente, um país desenvolvido com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dito muito elevado. O país está classificado na 19.ª posição em qualidade de vida, tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta e é também uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo.
É membro da Organização das nações Unidas (ONU), da União Europeia (incluindo a Zona Euro e o Espaço Schengen), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), participando, também, em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas.
A gastronomia sendo muito rica em variedade e qualidade é do agrado de nacionais e estrangeiros, em geral. Cada zona do país tem os seus pratos típicos, incluindo os mais diversificados alimentos, passando pelas carnes bovinas, suínas, ovinas, caprinas e avícolas, pelos variados enchidos, pelas diversas espécies de marisco e peixe fresco (1001 maneiras de cozinhar bacalhau). De entre a grande diversidade de queijos, sobressaem os da Serra da Estrela, de Azeitão e de São Jorge.
Sendo um país de grande traça vinícola, tem vinhos de renome internacional, como os vinhos do Douro, do Alentejo e do Dão, os vinhos verdes do Minho (destaque para a casta Alvarinho), e os licorosos do Porto e da Madeira. Três vinhos portugueses foram eleitos, em 2011, para o grupo dos 25 melhores, a nível mundial, pela revista especializada Decanter. O Bacalhôa Moscatel 2004 foi eleito o melhor vinho licoroso, a menos de £ 10 (€ 11); o Tagus Creek Shiraz e Trincadeira 2010 o melhor tinto de mistura, a menos de £ 10 libras e o Madeira Verdelho Henriques & Henriques 15 anos o melhor vinho licoroso, a mais de £ 10. 
Em doçaria, e por entre uma enorme variedade de receitas tradicionais, os mais conhecidos internacionalmente são os Pastéis de Nata (ou pastéis de Belém, denominados assim apenas na região de Lisboa), os Ovos Moles de Aveiro, o Pastel de Tentúgal, a Sericaia ou o Pão-de-ló de Ovar, para além das múltiplas e saborosas especialidades regionais onde abunda a deliciosa pastelaria conventual.
De entre os pratos típicos, são de destacar o Cozido à Portuguesa, o Bacalhau-à-Brás, à Gomes Sá ou em pastéis, as Espetadas da Madeira, o Cozido Vulcânico dos Açores (São Miguel), o Leitão Assado à moda da Bairrada os rojões de Aveiro e do Minho, a Chanfana da Beira, a Carne de Porco à Alentejana, as Tripas (da região do Porto), as Pataniscas (da região de Lisboa) ou o Gaspacho (do Alentejo e Algarve), os peixes grelhados (em todo o país).
Há quem diga que não há qualidade, sabor e frescura que rivalizem com o peixe português. Para além dos dados científicos que provam que as nossas costas têm as condições ideais para a vida biológica destas espécies, dezenas de grandes e famosos Cozinheiros, da Europa à Ásia, dos Estados Unidos ao Japão, reconhecem o nosso peixe como o melhor do mundo.
Portugal tem todos os ingredientes para umas férias de sonho, inesquecíveis: milhas de costa dourada, ilhas idílicas, arquitectura histórica, fauna exótica e paisagens bucólicas, tudo coroado pela presença constante do sol. Um vinho excelente e uma gastronomia deliciosa é ouro sobre azul... e verde! E como se não bastasse, os portugueses abrem-se num abraço afável e genuíno, tanto para quem parte como para quem chega!
E depois. ser português é outra coisa... temos uma característica marcante, que nos identifica no lugar mais recôndito do mundo e nos distingue de outros povos, e em que somos peritos, é a "capacidade do desenrascanço". Encontramos soluções, inovamos, arriscamos, saltamos a barreira da originalidade, onde outros recuam por não conseguirem ultrapassar a fasquia. Somos, de facto, motivo de orgulho para Portugal!!!

Indústria Têxtil

Roupa de alta tecnologia made in Portugal


O sector têxtil e do vestuário assume uma elevada importância em Portugal. A inovação, a criatividade e a proximidade ao cliente são os principais trunfos deste sector industrial que representa cerca de 25% da produção da indústria transformadora e quase 12% das exportações portuguesas, exportando cerca de 85% do que produz, o que faz com que seja o principal ramo exportador nacional.
O ramo têxtil, como todo o tecido empresarial português em geral, está predominantemente estruturado em unidades de pequena dimensão (PME's). Em 1996, a percentagem de empresas com facturação inferior a 500 mil contos (€ 100 000,00) era de 93%.





Michael Phelps (Fato de banho Petratex)

Os Têxteis Técnicos, incluindo o vestuário de protecção e os materiais compósitos, que constituem parte dos novos materiais, muito leves e extremamente resistentes, são produtos têxteis aplicados em áreas onde o desempenho técnico é primordial.
Estes produtos são aplicados em domínios muito diversos como os transportes, a aeronáutica e a aeroespacial, a medicina, a construção civil, a agricultura, a indústria militar, o desporto, o vestuário de protecção, etc. Este sector da indústria tem conhecido nos últimos anos um crescimento assinalável, resultante das múltiplas aplicações que vão sendo descobertas para estes materiais. E encontram-se agradáveis surpresas, como por exemplo: "Fatos de Banho PETRATEX".
A parceria desta empresa portuguesa, Petratex originária de Carvalhosa - Paços de Ferreira, com a australiana Speedo, deu origem ao LZR Racer, o fato de banho mais rápido do mundo, usado por muitos nadadores de alta competição como Ian Thorpe e Michael Phelps (1).


image23.png 




O fato de natação mais rápido do mundo - LZR Racer - e a t-shirt - “Vital Jacket” - que mede e regista sinais vitais durante 72 horas, são duas das peças que valeram à Petratex, empresa de Paços de Ferreira, o reconhecimento internacional.





“Vital Jacket”, é uma t-shirt com circuitos electrónicos que captam e registam os sinais vitais do seu utilizador. Os dados podem ser consultados em tempo real, basta ligar a t-shirt a um PDA ou a um computador. Esta peça tanto pode ser usada por desportistas, como no acompanhamento de pessoas doentes.

Calçado

Sector tradicional em Portugal, a indústria do calçado marcou e continua a marcar a história de várias gerações. "Qualidade", "design inovador" e "tecnologia de ponta" são as características mais relevantes da sua afirmação.
Com uma expansão gradual registada desde os anos 70, o sector português do calçado, através da qualidade dos produtos e da resposta às exigências da procura de cada mercado, tem aumentado o seu carácter competitivo, com uma penetração crescente no mercado europeu.
"Tradição e saber acumulado". Dois elementos que, para a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), têm acompanhado várias gerações no sector do calçado, através do "design vanguardista" e da utilização de tecnologia de ponta "não renegando a tradição".
Actualmente, a indústria do calçado mostra sinais de estabilidade, com uma exportação da produção de 95%, para mais de 130 países distintos, o equivalente a 70 milhões de pares de calçado, no valor de 1.300 milhões de euros anuais, segundo a APICCAPS.
O sapato português ocupa o 11.º lugar do ranking mundial de exportações e é o 3.º a vender mais caro, tendo ganho vários apreciadores e clientes ilustres como: Nicolas Sarkozy, Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Hugh Jackman e Michael Bublé, para além de serem os sapatos usados pela mãe e irmã da noiva no casamento do príncipe William e Kate Middleton.
Por exemplo, a presença dos sapatos Luís Onofre, uma das grandes marcas nacionais, está consolidada em países como Dinamarca, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Líbano, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Israel, Canadá, EUA, Holanda e Itália. A primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, a princesa espanhola, Letizia Ortiz, a milionária, Paris Hilton e a actriz Naomi Watts já calçaram sapatos Luís Onofre.
A indústria de calçado em Portugal, está concentrada principalmente no norte do país, designadamente em Felgueiras e São João da Madeira, distrito do Porto e Aveiro respectivamente. Nestes concelhos, os industriais têm apostado, sobretudo na inovação e na qualidade dos seus produtos. Felgueiras caracteriza-se pela produção de calçado de homem e S. J. Madeira pelo calçado de senhora, onde a moda tem maior relevo.

 Indústria corticeira



Portugal é líder no sector corticeiro - maior produtor mundial. Datam do século XIV as referências históricas à cortiça como produto de exportação para o Reino Unido e para a Flandres, utilizada principalmente na construção de flutuadores dos aparelhos de pesca. No século XVIII, o aparecimento, em Portugal, da rolha de cortiça para o engarrafamento de vinhos contribuiu, decisivamente, para a valorização dos montados de sobro e da cortiça.
A indústria rolheira em Portugal surgiu em meados do século XIX, inicialmente com pequenas instalações dedicadas ao fabrico manual de rolhas cilíndricas, distribuídas especialmente no Sul do País. Após a 1ª Guerra Mundial, a indústria corticeira teve um grande incremento e Portugal, sobretudo pelos seus recursos neste sector, assegurou a liderança da produção mundial. O processo de transformação industrial da cortiça ocorria, essencialmente, no estrangeiro, designadamente nos E.U.A., todavia a matéria-prima era comprada em Portugal, através de representações que as multinacionais tinham instaladas no nosso país.
Para além de manter a liderança na produção de cortiça, Portugal detém, ainda, a maior capacidade industrial e empresarial do mundo para a sua transformação e exportação dos produtos derivados já transformados, contrariando a tendência de exportação da cortiça em prancha, que caracterizou o início da actividade corticeira portuguesa. Assim, o nosso País transforma cerca de 70% da produção mundial, incluindo uma percentagem substancial de cortiça originária de Espanha.
Desde a sua origem, a indústria da cortiça está associada à comercialização de vinhos, o que justifica que a rolha (actividade transformadora) seja a principal produção do sector (com cerca de 61% dos produtos fabricados). De referir ainda que cerca de 80% da cortiça produzida mundialmente é transformada na Península Ibérica, cabendo mais de 50% a Portugal. Os desperdícios da produção de rolha constituem a matéria prima dos aglomerados (33%) e dos granulados (3%).
Os produtos derivados da cortiça têm várias utilizações, sendo que a cortiça natural é utilizada essencialmente na vedação de recipientes, pelo que as outras utilizações recorrem aos granulados e aglomerados puros ou compostos. O principal sector consumidor dos produtos de cortiça é o sector vinícola (cerca de 60%), seguido da construção civil (com 15%) e do sector automóvel (11%).
É importante consumir produtos de cortiça pela ajuda que dá na preservação do eco-sistema e no fomento da indústria nacional.

 "EU CONHEÇO UM PAÍS..."
Nicolau Santos, Director- adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar"

  • Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade
       mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE. 
  • Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.
  • Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.
  • Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e vende-os, no exterior, para dezenas de mercados.
  • Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
  • Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.
  • Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.
  • Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.
  • Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.
  • Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento - energia eólica.
  • Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os laboratórios de toda a UE.
  • Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PME'S.
  • Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.
  • Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.
  • Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.
  • Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.
  • Eu conheço um país que produz um vinho que, em duas provas ibéricas, superou vários dos melhores vinhos espanhóis.
  • Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.
  • Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade pelo Mundo.

Eu, Luís Pirão, acrescento mais uns pontos à lista do Nicolau Santos:
  • Eu conheço um país que é segundo em net de banda larga na Europa.
  • Eu conheço um país que tem uma capital com eventos culturais fantásticos que fazem frente a qualquer cidade do mundo. Que tem potencialidades turísticas ilimitadas com restaurantes para todas as carteiras e com comida deliciosa, assim como alojamento para todas as bolsas e de razoável qualidade.  
(Basta ir a Londres ver toda a gente a comer sandwiches no jardim, pois a alimentação atingiu preços exorbitantes nos restaurantes).
  • Eu conheço um país com uma história ímpar que ligou todos os continentes, comercialmente, pela primeira vez na história da humanidade, no século XVI.
  • Eu conheço um país que tem a sua selecção de futebol (...) no 3.º lugar do ranking mundial, em mais de 200 nações. Só o Brasil e a Espanha estão à frente com poucos pontos de diferença.
  • Eu conheço um país que conquistou meio mundo, no século XVI, com base no respeito pelos outros povos, com base nas trocas comerciais, com base na diplomacia. (Alguém se lembra da chacina que a Espanha fez aos Incas e Aztecas na mesma época na América?)
  • Eu conheço um país que conseguiu relançar relações cordiais com as suas ex-colónias apesar de ter terminado uma guerra há pouco mais de 30 anos...
  • Eu conheço um país que venceu os seus compatriotas espanhóis, pela força de vontade de um homem chamado Nuno Álvares Pereira, o que permitiu a paz para a nação se lançar nos descobrimentos marítimos.
  • Eu conheço um país que acolheu os templários numa época em que a cegueira de um Papa e das nações católicas os escorraçaram de toda a Europa e vieram parar a Tomar, onde a ordem dos templários foi transformada em ordem de Cristo para salvar as aparências perante o Papa. 
... Estava reservado a esse país, com essa atitude para com os cavaleiros do templo (templários), a aquisição de conhecimentos de navegação marítima e dinheiro para essa nação ser a primeira do mundo a ligar todos os continentes!

Eu, José Lopes, acrescento mais uns pontos à lista de Nicolau Santos e de Luís Pirão:
  • Eu conheço um País que está a criar um medicamento que previne e combate a obesidade.
  • Eu conheço um País que produz os melhores sapatos do mundo.
  • Eu conheço um País que produz os fatos usados na Fórmula 1 e nos astronautas da NASA.
  • Eu conheço um País que produz o melhor software de GPS do mundo.
  • Eu conheço um País que faz os melhores lasers do mundo, utilizados na medicina e na indústria aeroespacial.
  • Eu conheço um País que tem um monumento que tem 6 órgãos, sendo o único no mundo (Convento Mafra).
  • Eu conheço um País que produz os adereços utilizados pela indústria cinematográfica de Hollywood.
  • Eu conheço um País que tem a maior variedade gastronómica do mundo.
  • Eu conheço um País que produz os melhores caiaques do mundo (campeões olímpicos).
  • Eu conheço um País que criou a única palete de cores para leitura de daltónicos.
  • ...
E eu, Bárbara Celta, acrescento ainda: 
  • Eu conheço um país que fabrica o LZR Racer, o fato de banho, para natação, mais rápido do mundo. 
  • Eu conheço uma país que criou a t-shirt - Vital Jacket - que mede e regista sinais vitais, durante 72 horas.

  • Eu conheço um país com uma extensa costa de 1230 km no continente, 667 km nos Açores e 250 km na Madeira, que tem o melhor peixe do mundo e que sabe 1001 maneiras de cozinhar bacalhau.

  • Eu conheço um país com um dos melhores sistemas de saúde do planeta.

  • Eu conheço um país cuja "capacidade de desenrascanço" é ímpar.

  • Eu conheço um país que fabrica um papel higiénico sofisticado, o mais sexy e o primeiro em preto do mundo, apresentado num tubo de três rolos - Renova Black, presente em casas de banho de luxo no museu do Louvre, em Paris. A empresa fabricante vende em 57 países, entre os quais Japão, Estados Unidos, Espanha, França, Bélgica e Brasil e factura mais de 130 milhões de euros.
    Mas um dos produtos mais originais da marca é a nova coqueluche, a Goldbox, um suporte para papel higiénico, em ouro e com 148 diamantes incrustados, inteiramente produzido por artesãos tradicionais da Baixa Lisboeta, lançado em 2007. (A edição, limitada, custa 100 mil euros. A quem adquire o produto é-lhe oferecido fornecimento de papel higiénico para toda a vida, um rolo Renova por dia, à escolha, 365 dias por ano).
  • Eu conheço um país Pátria de Egas Moniz, Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina de 1949, de Camões, Eça, Pessoa e Saramago, Nobel da Literatura de 1998.

  • Eu conheço um país... o país do Fado! Fado que foi elevado à categoria de "Património Oral e Imaterial da Humanidade" pela UNESCO, em 2011. 
Ofensor
Fado coimbrão - elevado e romântico e fado lisboeta - triste e melancólico. O fado que caracteriza, identifica e define um povo, e pisa os palcos mais conceituados no mundo.
  • Eu conheço um país com a raça de cavalos mais apreciada e antiga do mundo - o Puro Sangue Lusitano, sendo montada há mais de cinco mil anos. O Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.

    Foram estes cavalos portugueses, os utilizados na produção do filme "O Senhor dos Anéis"!


  • Eu conheço um país com uma das universidades mais antigas, na criação e ainda em actividade, na Europa e no mundo. A sua história remonta ao séc. XIII, em 1290, criada por D. Dinis no século seguinte ao da fundação de Portugal.

  • Eu conheço um país considerado pioneiro no abolocionismo. O primeiro-ministro reformista, Marquês de Pombal, aboliu a escravatura, em Portugal e nas colónias da Índia, em 1761, quase três décadas antes do início da Revolução francesa. 

  • Eu conheço um país pai da primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo, denominada Passarola, que antecede 74 anos o famoso balão dos Montgolfier.
    A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade, inventado por Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português nascido no Brasil (então colónia portuguesa), tendo voado a 8 de Agosto de 1709.
    Com a invenção da Passarola, Bartolomeu de Gusmão torna-se num dos mais importantes pioneiros da aeronáutica mundial, ficando conhecido como "o Padre Voador".
  •  Eu conheço um país cujos heróis portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
  • A viagem teve início em 30 de Março de 1922, num hidroavião monomotor Fairey FIII-D MKLII, com um motor Roll-Royce, baptizado de "Lusitânia".
    Devido a vários acontecimentos imprevistos, tiveram ainda que se servir, ao longo da viagem, dos hidroaviões "Pátria" e "Vera Cruz", antes de a terminarem setenta e nove dias depois. Estima-se que o tempo de voo dispendido, nos 8 383 Kms percorridos, foi de apenas 62 horas e 26 minutos.

    • ... 
     
          Possivelmente, não reconheceu neste país aquele "jardim da Europa à beira-mar plantado"... mas sim, "Isto é Portugal"!!!
          É verdade. Tudo isto foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.
          Cabe, por ordem, nomeá-las: Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay, BES Turismo, Petratex e Renova.
          Há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a McDonalds (desenvolveu e aperfeiçoou, em Portugal, um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada, e todos os estabelecimentos da cadeia, em todo o mundo).
          É este o País dourado em que também vivemos... É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e o quanto nos orgulhamos disso. 




          "Ditosa Pátria que tais filhos tens" (Canto VIII, Os Lusíadas).



          A PORTUGAL

          Meu Portugal, meu berço de inocente,

          lisa estrada por onde andei, débil infante,
          variado jardim do adolescente,
          meu laranjal em flor sempre odorante,
          minha tarde de amor, meu dia ardente,
          minha noite de estrelas rutilante,
          meu vergado pomar de um rico outono,
          sê meu berço final no último sono!

          Acostumei-me a saber os teus segredos

          desde que soube amar; e amei-os tanto!...
          Sonhava as noites de teus dias ledos,
          afogado, de enlevo, em riso e em pranto.
          Quis dar-te hinos de amor; débeis os dedos
          não sabiam soltar da lira o canto,
          mas ... amar-te o esplendor de imenso brilho
          - eu tinha coração e era teu filho!...

          Jardim da Europa à beira-mar plantado
          e louros e de acácias olorosas,
          de fontes e de arroios serpeado,
          rasgado por torrentes alterosas,
          onde num cerro erguido e requeimado
          se casam em festões jasmins e rosas;
          balsa virente de eternal magia,
          onde as aves gorgeiam noite e dia!

          O que te desdenhar, mente sem brio

          ou nunca viu teus prados e teus montes
          ou nunca, ao pôr do sol de ameno estio,
          viu franjas de ouro e rosa, os horizontes,
          ondas de azul e prata em cada rio,
          as perlas e os rubis de tuas fontes,
          nem de teus anjos - térreo paraíso -
          sentiu o magnetismo num sorriso.

          Pátria! Filha do sol e das primaveras,

          rica dona de messes e pomares,
          recorda ao mundo ingrato as priscas eras
          em que tu lhe ensinaste a erguer altares.
          Mostra-lhe os esqueletos das galeras
          que foram descobrir mundos e mares ...
          Se alguém desprezar teu manto pobre,
          ri-te do fátuo que se julga nobre!

          - Tomás Ribeiro, D. Jaime, Porto, Ed. da Livraria Moré, 1874, pág. 3


           

          Valença Monumental e Histórica, 9 de Maio de 2011! Slideshow: Bárbara’s trip to Valença, Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Valença slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.





                       
                                                                                 




          (1) - "A partir de 1 de Janeiro de 2010, apenas os fatos de “tecidos têxteis” serão permitidos nas competições internacionais e não deverão passar a cintura nem os joelhos para os homens. As novas regras deverão pôr um fim à “queda livre” de recordes mundiais estabelecidos há vários anos, mas vão também condicionar e reprimir a evolução de fatos-de-banho como o LZR Racer da Speedo." (Portugaltextil.com, 2009-11-09)






          Fontes: Wiki, Portugal - O Melhor Peixe do Mundo de José Bento dos Santos, Fátima Moura, Time Out, DN, Departamento de Endenharia Têxtil da UM, newserrado, Alma Lusa, @ SAPO, JornalismoPortoNet da UP, Naturlink, akademia, Com o Zé 3, O POVO online, A Vida Portuguesa. 






          Sem comentários:

          Enviar um comentário