Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de agosto de 2012

Aconteceu no dia 31 de Março...




Inauguração da Torre Eiffel, em 1889. Tratado de Alcoutim. O fim do Pacto de Varsóvia. Nasceram Joseph Haydn, Ewan McGregor e René Descartes. Morreu Isaac Newton. Kenny Loggins ao rubro com "Footloose".




Torre Eiffel
 







A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Uma estrutura revolucionária para a época. Ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França.
Localizada no Champ de Mars, em Paris, a Torre Eiffel tem 324 metros e altura repartidos por três níveis, sendo, actualmente, a segunda mais alta estrutura do mundo, ultrapassada somente pelo Chrysler Building, em Nova York (EUA). É o monumento, cujos ingressos são pagos, mais visitado do mundo (7,1 milhões de visitantes, em 2011).
 
Aspecto do Castelo de Alcoutim
Pelo Tratado de Alcoutim, naquela data Pazes de Alcoutim, celebrado em 31 de Março de 1371, D. Fernando (1367-1383), rei de Portugal, comprometia-se perante D. Henrique II de Castela a manter boas relações com o rei de França. Apesar de tal tratado ter sido confirmado no mesmo ano, em Toro(**), no ano seguinte um novo acordo, o Tratado de Tui, em 1372, modificava as condições nele referenciadas.

Símbolo do Pacto de Varsóvia
No fim da década de 80 (séc. XX), o cenário geopolítico da Europa Oriental mudou radicalmente. Em alinhamento com a queda do Muro de Berlim e dos governos socialistas, do fim da Guerra Fria e da crise da, então, URSS, assistimos, também, à extinção do Pacto de Varsóvia, em 31 de Março de 1991. Daqui decorreu o fim à Guerra Fria, para alívio das populações.
O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia, aliança militar criada em 14 de Maio de 1955 pelo bloco socialista (países do Leste Europeu e a URSS) originou o alinhamento de todos os países membros com a União Soviética com o objectivo de se ajudarem mutuamente, em caso de agressão militar por terceiros. Este Tratado surgiu como resposta à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que, por sua vez, visava os mesmos fins no seio da Europa ocidental, liderada pelos EUA.

Haydn. Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, na Áustria, em 31 de Março de 1732 (morreu em Viena em 31 de maio de 1809) e, a par com Mozart e Beethoven, representa o "classicismo vienense". Ficariam, até, para a História da música como "Trindade Vienense".
As suas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, foram a base do estilo clássico de composição da música erudita, pelo que é considerado o "pai da sinfonia clássica", para além de criar a forma sonata, a forma de variação dupla, e ser o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.
Algumas músicas de câmara, óperas e concertos que ele também compôs, ainda hoje nos passam ao lado.

Ewan McGregor. Ewan Gordon McGregor nasceu em Crieff, Perthshire, na Escócia, em 31 de Março de 1971. Foi considerado, pela revista Empire, das melhores estrelas de cinema em 1997. 
O seu sucesso começou quando Ewan deixou Guildhall para trabalhar para a série de TV, Lipstick On your Collar, onde Hollywood reparou nele. Actuou ainda noutra série de TV, Family Style, partindo daí para o cinema: Being Human, ao lado de Robin Williams. Representou numa adaptação da BBC do romance de Stendhal, o Vermelho e o Negro, a que se seguiram outras produções mais importantes: Shallow Grave e uma longa viagem, com o amigo Charley Booman, durante a qual rodaram a longametragem Long Way Round.

Nasceu, no dia 31 de Março, em 1596, René Descartes  filósofo, físico e matemático francês, conhecido na Idade Moderna pelo seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo pelo seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência. O seu reconhecimento como matemático adveio-lhe da sugestão da fusão da álgebra com a geometria, gerando daí a geometria analítica e o sistema de coordenadas cartesiano. 
Sendo uma das figuras-chave na Revolução Científica, é ainda considerado "o fundador da filosofia e o pai da matemática modernas", bem como um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. 


A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, electromagnetismo e força fraca) em que objectos com massa exercem atracção uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton(*) e desenvolvida e estudada ao longo dos anos. Albert Einstein descreveu-a como consequência da estrutura geométrica do espaço-tempo. Do ponto de vista prático, a atracção gravitacional da Terra confere peso aos objectos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atracção é mútua, a Terra também se move em direcção aos objectos, mas apenas por uma ínfima fracção). De resto, a gravitação é o motivo pelo qual a Terra, o Sol e outros corpos celestes existem: sem ela a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas nas suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em volta da Terra, bem como pela formação das marés e por muitos outros fenómenos naturais.

Anos 80. Período marcante na a história do século XX, do ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é, por muitos, considerado uma década que marcou o fim da era industrial e início da era da informação. 
Estilos: O movimento new wave influenciou música, comportamento e artes plásticas. O art deco tem grande valorização na arquitectura. O heavy metal surge como grande vertente do rock. A música electrónica ganha identidade no final da década. A rádio e a televisão são o principal meio de disseminação de cultura pop. 

 



Em 31 de Março de 1984, Kenny Loggins chega ao n.º1 com Footloose, tema da banda sonora do filme com o mesmo nome.


















(*) - Sir Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de Janeiro de 1643 (no calendário Gregoriano) - Londres, 31 de Março de 1727).

(**) - Toro (Espanha) município na província de Zamora.









Sem comentários:

Enviar um comentário