Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de agosto de 2012

Moda Verão/2012


Tendências 


A moda muda nas modelagens que aparecem mais amplas, com calças tipo alfaiataria rectas e folgadas, com muitos modelos tipo boca-de-sino, boyfriend e a peça que será a mais usada do Verão, a pantalona (1), em vários tecidos e padronagens.
A promessa das novas tendências para o Verão 2012 são cores fortes, as chamadas cítricas, como laranja, rosas e verdes nas tonalidades de néon, sendo que outras cores também podem ganhar o toque cítrico ao serem combinadas com outros elementos. As cores neutras continuarão, ainda, em alta com o nude, os tons de cinza, ocres, beiges bem como os off-whites (brancos mais escurecidos). 
Nas colecções deste Verão, apresentadas já o ano transacto, desde influências dos anos 1950 a flores e cores pastel, muito femininas, à pele e ao desporto, mais masculinas, as tendências são muito variadas, havendo, no entanto, determinados pontos a explorar:
  • Os Roaring Twenties. Toucas de renda, muitas plumas, brilhantes e colares compridos para a noite, aliados às cinturas descaídas, também aplicadas a vestidos para o dia. O completo oposto ao glamour dos anos 1920, o desporto, tendência complementada com calções desportivos, parkas estilizadas ou linhas simples.
  • O mar e os seres que nele habitam, como as sereias, pode ser um recurso que permite variações diversas, quer através dos brilhos ou dos dentes de tubarão, quer com conchas e peixes desenhados nos vestidos ou com clutches que são conchas de madrepérola.
  • Os animais terrestres, como cavalos, pássaros ou cobras, deixaram de ser um print, para passarem a ser literais, estampados nas peças de roupa.
  • As cores pastel, em tons de rebuçado são tons que facilmente se adequam, pois dão um toque  mais feminino e suave. O clássico branco, imprescindível em qualquer guarda-roupa, tende a usar-se em look total, em versões mais desportivas ou mais girly.
  • Os ondulados são os eleitos desta temporada - definem a silhueta deste Verão. Sempre na zona da cintura, são usados para dar destaque a essa área.
  • Os chamados bra tops (tops soutien) regressam em força e são usados com saias, calças ou calções, para qualquer ocasião, mas discretamente. 
  • Os brincos gigantes com qualquer tipo de motivos: massas e legumes, figas ou flores coloridas.
         
  • Se as ondas são a forma e os tons pastel a cor, as flores são o padrão deste Verão, em estampados de look total, mais clássicos ou mais estilizados; aplicações e relevos, como se fossem flores verdadeiras coladas às peças de roupa. 
  • A renda e o bordado inglês também anunciam o seu regresso, juntamente com "recortes": renda que faz lembrar um recorte de papel. 
  • A pele, uma tendência que se mantém desde o Inverno, está em em casacos, vestidos curtos ou tops, sempre com cores. 
 
 

Cortes de cabelo e penteados

O cabelo loiro vem com tudo para o Verão/2012 - o Verão pede tons claros, tendência da estação. As mechas californianas são passado, mas vale apostar em franjas dos mais variados tipos, principalmente as mais arredondadas, que nunca saem da moda! A promessa mais tendenciosa deste Verão, relativamente ao corte de cabelo é na altura dos ombros, bem repicado, com aparência o mais natural possível!
Já em relação aos penteados, o ideal é abusar no estilo "surf chique". A tendência de penteado é apostar no cabelo solto e ondulado com raiz baixa e aparência de que a "garota acabou de sair da cama".


Sapatos: as tendências quentes 

Nas espadrilhas, além do clássico "anabela", o esparto (material com a qual é feita a corda que é usada no salto desses modelos) apareceu como pormenor em sapatilhas, peep-toes e até scarpins.
Espadrilhas, modelos com pormenores rústicos, rasteiras e até os badalados oxfords, que foram febre na temporada de Inverno/2011, são algumas das tendências desta temporada. 


 

A moda Verão/2012, como já é habitual, será muito democrática deixando à mulher muitas e variadas opções, basta saber o que melhor combina com seu estilo para ficar completamente in.




(1) - As calças "pantalonas" voltaram com força total ao cenário fashion. Herança dos anos 70, a peça foi um trunfo usado em produções que exaltam desde a simplicidade dos hippies à exuberância das pistas de dança durante a fase disco do final da década. Elegantes e confortáveis, o modelo é uma arma infalível para brincar com as produções do trabalho e deixar as mais casuais com um toque mais sofisticado.

Como vestir: Quem veste uma calça de boca larga não precisa de se preocupar tanto com a peça de cima. Da eterna camisete branca básica, passando pelo modelo com a gola tartaruga (que promete ser o desejo da próxima temporada) até às camisas de botão, com um corte impecável, vale tudo. A única regra é evitar blusas com volumes e recortes assimétricos, pois elas distorcem e aumentam a silhueta. Os looks de alfaiataria também são muito bem-vindos. Blazers e coletes são extremamente chiques, além de dar o ar moderno do tomboy – tendência baseada no guarda-roupa masculino. Aproveite a levada 70's da moda para fazer a combinação entre blazer branco e pantalona. O visual à "la Embalos de Sábado à Noite" é uma proposta bem moderna e actual para desfilar pelas ruas.
As mais sexy podem optar pelo estilo de calça mais aberto com bodies. Lenços e os eternos brincos de argola complementam o look ultra feminino. Já as casuais podem usar o modelo em jeans. Tricots e malhas de manga longa são alternativas para eventos informais, sem cair no desleixado.
As pantalonas têm tudo a ver com o folk. Blusas levemente soltinhas e batas casam perfeitamente com o modelo de calça e entram no clima boho chic que pede a temporada.
Um dos maiores aliados para usar com as pantalonas são as sandálias de plataforma. O acessório setentista retorna com tudo e fica ainda mais impactante se combinado com estrutura ampla das calças. Scarpins e sapatilhas com o bico mais fino também são boas opções de acessórios para este tipo de indumentária.
Truques:
Um dos maiores aliados para usar com as pantalonas são as sandálias de plataforma. O acessório setentista retorna com tudo e fica ainda mais impactante se combinado com estrutura ampla das calças. Scarpins e sapatilhas com o bico mais fino também são boas opções de acessórios para este tipo de indumentária. Quando for usar calça pantalona fique de olho no comprimento da barra. Para as mais baixas é preferível usar o modelo com salto para não encurtar a silhueta. O ideal é deixar a bainha, no mínimo, na metade do salto, para não ficar curto demais e, no máximo, dois dedos acima, para mostrar um pouco dos pés. Outro "segredo" é aderir aos modelos mais secos, como o flare, no qual a boca cresce, levemente, a partir do joelho. Eles achatam menos e disfarçam a baixa estatura.
Para as mais altas, dê preferência às sapatilhas com o bico mais fino. Melhor que as arredondadas, o modelo de sapato deixa a peça mais elegante e deixa uma parte dos pés em evidência.
Prefira camisas com o comprimento na altura do cós da calça, ou mais curto. Blusas muito longas podem "bater" com a modelagem das pantalonas.













Sem comentários:

Enviar um comentário